segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Suddenly I see


Suddenly I see

De repente, ela aparece no Jô, toda linda, toda maravilhosa e de repente eu a vejo. KT Tunstall, cantora e guitarrista escocesa, dizendo bem alto: Para o inferno de onde eu venho, pois o que importa é que sou boa.

E assim são bons Caetano, Gil e Frank Sinatra, não importa se vivos ou mortos, até hoje eu choro (mesmo) ouvindo uma certa canção do Sinatra... ela simplesmente está lá e me faz lembrar não sei o que, no meu passado, quando aliás nem dava a mínima bola ao que cantava o sujeito de olhos azuis. Caetano canta um bolero antigo, falando da mulher amada, acho que talvez com mais emoção do que a voz que originalmente o interpretou.

O mundo fica mais lindo, mais avançado, mais mais mais, quando a gente apaga a nacionalidade do talento e se apega apenas ao talento. O cientista genial descobre algo que muda a nossa vida para sempre. O político, bom administrador, facilita a nossa vida. A menina bonita que passa na rua e sorri para nós. Uma vez foi assim... um dia inteiro alegre por causa de um sorriso. Eu não sabia de onde ela era. Não sabia a sua idade (era muuiiitoo jovem), mas tinha um inconfundível talento para sorrir e fazer felizes pessoas à sua volta. Seu sorriso habitou minhas horas e lembro dele. Embora não saiba mais como desenhar seus olhos, seu nariz, seus cabelos. Só lembro que aquele sorriso, que veio não sei de que país, inundou meus momentos e tornou especial a estadia naquele hotel. O mundo está cada vez menos brasileiro (ou americano, ou holandês, sudanês ou russo) e cada vez mais mundo. Aliás, sempre foi assim, só que agora está mais evidente. Quantos falam, do passado, ensinando coisas que fazem muito sentido no presente? Confúcio, Buda, Gandhi, Jesus, Einstein, Maomé, Spinoza: Suddenly I see.

Aprendi, outro dia, a passar e dobrar uma camisa social com um japonês bem-vestido, num vídeo do Youtube, e o cara ensinava melhor na língua dele do que um outro, em inglês. Quer dizer, ele era um talento como professor. Em sua homenagem, hoje, fui trabalhar com uma camisa bem-passada. Por mim.

Mas, como o mestre japonês que só apareceu no You Tube para facilitar a minha vida e a menina do sorriso encantador, que sumiu e provavelmente jamais será vista de novo, suddenly I keep seeing people who are good to me (de repente continuo vendo e entendendoo gente que é boa para mim).